segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Vai fazer intercâmbio? Leve essas dicas na mochila!

A idéia de viajar nos empolga bastante, mas nem tudo é tão simples! Olha só o que pode acontecer com você:

  • Se optar por fazer 1 ou mais anos do ensino médio no exterior, nunca deixe de escolher matérias como História, Geografia, Matemática, Inglês, Biologia e Educação Física! Essas matérias formam o currículo básico exigido pelo MEC, e não tê-las poderá causar a sua reprovação ao retornar ao Brasil...
  • Você planejou sua viagem por meses e, chegando ao destino, percebe que a família que irá hospedá-lo é super chata! Aaaaah não... e agora? Infelizmente, o negócio é se adequar! Pouquíssimos programas de intercâmbio permitem trocar de casa! Vá preparado para submeter-se a novas regras, principalmente aos horários inflexíveis... Na Nova Zelândia, por exemplo, minhas festas só podiam ir até as 22h!
  • Não fazer amigos nativos é comum também... A gente tem mania de se fechar em grupos exclusivos de estrangeiros!
  • A conta de telefone dos seus pais pode quintuplicar se você não segurar a onda e ligar várias vezes para contar o que você anda fazendo por lá, ou se ficar com saudades demais! Opte por e-mail ou Skype!

Fonte: Revista Veja - edição 2030 (17 de outubro de 2007)

4 comentários:

Isa, Lalá, Mari, Rô e Viotti disse...

Embora eu não tenha mais idade pra fazer intercâmbio no estilo High School, tenho vontade de viajar para estudar inglês!Muito legais as dicas!Valeu Maria Joana!
Larissa Sêda

Pacsun disse...

Amei este post galera... eu fiz intercâmbio e foi a melhor fase da minha vida. Cresci demaaaais.... e vocês deram ótimas dicas. Realmente você tem que escolher as matérias lá o mais parecido com as matérias aqui possível, só assim o MEC autoriza o seu boletim e você pode estudar de novo aqui no Brasil.... Beijos Nathalia

Bellinha, Branca, Ni, Pequena e Sofia disse...

Morro de saudades do meu intercâmbio.
Foi sem dúvidas a melhor experiência da minha vida.
Fui uma e voltei outra. Sugiro a todos que tiverem vontade, correr atrás disso e ir para algum outro lugar.
Só quem foi para poder descrever o que é. Principalmente quando nem tudo são flores, os ''perengues'' aparecem... mas os momentos divertidos sempre compensam!
Enquanto as materias exigidas pelo MEC, não é brincadeira.
Fiquei sabendo de casos de pessoas que optaram por matérias como fotografia, teatro e artes, e quando chegaram ao Brasil, nao puderam validar este tempo de estudo!
Bjos, Isis

Fátima, Hilmar e Regina disse...

É interessante como as diferenças culturais nos proporcionam mais avidez. Com tantas armadilhas neste mundo, torna-se quase impossível evitá-las. Parabéns!