segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Minas Gerais : Estado-cultura

Como não poderia deixar de falar do estado brasileiro em que moro e tenho prazer de viver, o papo de hoje será sobre as cidades históricas de Minas Gerais. Andando pelas ruas das cidades de Minas, o turista sempre tem a impressão de ter voltado aos tempos da Inconfidência. Os museus, igrejas e outros monumentos completam o cenário com uma sensação de estar em outro século.

No período da colonização do Brasil, os colonos portugueses encontraram bastante ouro em Minas Gerais, o que fez com que novas rotas surgissem no estado. O ouro descoberto era Preto, então mandaram algumas amostras para portugal. Assim surge o nome da antiga capital de Minas, Ouro Preto.

A descoberta deu início ao Ciclo do Ouro do Brasil. Mais e mais pessoas migraram do litoral para a região das minas e aventureiros europeus, atravessaram o oceano atraídos pelo metal descoberto. Como mesmo assim não era suficiente o número de pessoas, escravos vieram da angola e dos canaviais.

Assim, as cidades históricas de Minas hoje, contém uma bagagem imensa de cultura para o país, pois são através delas que podemos “reviver” fatos que aconteceram anos atrás e que contribuem para a construção da história do nosso Brasil.
Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouro_Preto

2 comentários:

Pacsun disse...

As cidades históricas de Minas são realmente lindas. vale a pena conhcer todas, fazer a Estrada Real. cada vez que eu vou para Tiradente (que é a minha preferida) ou Ouro Preto, ou qualquer outra, eu volto de lá mais apaixonada ainda... As pousadinhas lá são tudo, sem falar no roteiro gastronômico...

Nathalia

Unknown disse...

Cuidados especiais com o texto:

--Adjetivos - restringir o uso de adjetivos.
--Evitar clichês ou metáforas elaboradas. O texto fica mais objetivo e facilita o entendimento do ciber-leitor.
--Modismos - lugares-comuns devem ser banidos do texto, que vale também para preciosismos e formas rebuscadas que tentam transmitir mera idéia de erudição.

Meninas, visitem a pasta de Hipermídia no Lab e verão outras regras bem úteis.
abs,
d